Proximidade

post ID:435

Aborda como elementos que estão fisicamente próximos uns dos outros são percebidos como parte do mesmo grupo, influenciando a organização visual e a interpretação de informação.

O cérebro organiza a informação agrupando-a e estabelecendo padrões de identificação referencial. O nível de proximidade entre os elementos é uma característica que favorece directamente esse modo de funcionamento. Por razões de eficiência neuronal, quando o cérebro lê uma imagem, desempenha simultaneamente funções de leitura e de interpretação. Quando o cérebro determina a existência de proximidade entre os objectos, predomina alguma adivinhação. Avaliado o primeiro elemento salta para a configuração grupal, cujo preenchimento em termos de informação é executado por dedução.

A proximidade entre as formas adiciona peso visual à organização favorecendo a importância do conjunto de elementos com mais proximidade interna.

Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares.